Níveis de pólenes no ar vão estar muito elevados nos próximos dias

Posted by
Reuters

Reuters

Os níveis de pólenes no ar vão estar muito elevados até à próxima quinta-feira em Portugal continental, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIM), no seu Boletim Polínico semanal.

O alerta vai particularmente para os doentes com alergia aos pólenes de gramíneas, oliveira e ervas parietária e tanchagem.

“É fundamental tomar algumas medidas preventivas, tal como evitar atividades ao ar livre, em especial durante as horas de maior polinização, como acontece durante a manhã”, aconselham os especialistas citados pela SPAIM.

“Devem Viajar de carro com as janelas fechadas e os motociclistas devem usar capacete integral. Aconselha-se o uso de óculos escuros quando sair à rua”, lê-se no documento da Sociedade, hoje divulgado.

A SPAIM salienta que a medicação é a forma mais eficaz de combater os sintomas da alergia, devendo ser consultado um médico para um diagnóstico correto e prescrição do medicamento mais adequado.

A prevenção poderá também passar pelo uso de vacinas antialérgicas indicadas pelo especialista em doenças alérgicas.

Na Beira Litoral e região de Coimbra, tal como na Beira Interior e na zona de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com destaque para os pólenes de oliveira, carvalho, gramíneas e ervas parietária, azeda e tanchagem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.