Mais de 60 livrarias, representando cerca de 200 editoras, vão participar na Feira do Livro de Coimbra, que se realiza entre sexta-feira e 2 de junho, simultaneamente com a Feira Nacional de Artesanato.
“Trata-se da segunda vez em que os dois eventos decorrem em simultâneo, depois da experiência ter resultado o ano passado, segundo os protagonistas. Decidimos por isso manter o modelo”, disse à agência Lusa a vice-presidente da autarquia, Maria José Azevedo Santos.
A Feira do Livro vai decorrer no Parque Verde da cidade, enquanto o certame dedicado ao artesanato se realiza a poucas dezenas de metros de distância, no Parque Dr. Manuel Braga, ambos virados para o Mondego.
Segundo Maria José Azevedo Santos, o pelouro da cultura “marca e tem marcado a sua atividade por uma grande promoção do livro, da leitura e, a partir daí, do teatro, da poesia e da literatura, com grande incremento nas Casa da Escrita e na Casa Miguel Torga”.
“O nosso objetivo é que seja uma grande festa do livro, da leitura e sobretudo do amor ao livro”, sublinhou a autarca, salientando que a Câmara fez “um grande esforço na redução das taxas de inscrição para estimular a participação”.
A grande novidade do certame, de acordo com a vice-presidente, passa pela produção de papel ao vivo, através da casca de arroz, pelo Centro de Artes do Papel, de Montemor-o-Velho.
Durante a feira, vão realizar-se tertúlias, debates, sessões de autógrafos, exposições, oficinas temáticas, espetáculos e atividades para crianças, além de uma peça de teatro com os atores Rui de Carvalho e Rui Damasceno.
Texto Agência Lusa
2 Comments