História da Alimentação reúne investigadores em colóquio luso-brasileiro

DR

DR

Investigadores portugueses e brasileiros vão participar num colóquio sobre História da Alimentação, que decorre, na sexta-feira e no sábado, em Coimbra e Montemor-o-Velho.

O I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação – Património & Cultura “permitirá uma troca fecunda de conhecimentos, mas também uma aproximação, que naturalmente brota de uma história comum”, incluindo ao nível alimentar, segundo os promotores.

“A alimentação é um tema de todos os tempos e de todas as áreas científicas. Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és”, disse à agência Lusa Maria José Azevedo Santos, da organização, citando um adágio popular.

Atual vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Maria José Azevedo Santos integra a comissão organizadora do colóquio, tal como as suas colegas Maria Helena da Cruz Coelho e Carmen Soares, docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Em 2008, criou na FLUC o mestrado em História da Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade, que tem sido frequentado por alunos portugueses e brasileiros.

Com esta iniciativa, a organização pretende que sejam debatidos “os avanços a que, dos dois lados do Atlântico, unidos por um idioma e um património, se tem assistido no domínio de uma História da Alimentação dialogante com o mundo atual”.

 

Texto Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.