Festa da Ascensão atraiu milhares de visitantes à Mealhada

Posted by

21 Romaria da Ascensão 2013A Mata Nacional do Buçaco recebeu a tradicional festa da Ascensão que voltou a atrair milhares de pessoas, cumprindo uma tradição que remonta aos finais do século XIX.

A iniciativa incluiu a presença de vários artesãos e muita animação musical através de grupos folclóricos locais e regionais. Mais uma vez, a população local e dos concelhos vizinhos rumaram ao Luso e ao Bussaco para passar um dia diferente, já que as gentes da região não esqueceu o dia da Ascensão, e continua todos os anos a afluir ao local da antiga Romaria.

Recorde-se que a Ascensão é uma festa importante do calendário religioso datando do séc. IV d.C., e que celebra a Ascensão do Senhor aos Céus, 40 dias depois da Páscoa. A Romaria da Ascensão ocorre entre o Luso e a Mata Nacional do Buçaco desde os finais do séc. XIX, envolvendo todos os Concelhos da região: Penacova, Cantanhede, Mortágua, Anadia, Oliveira do Bairro e Mealhada.

A organização esteve a cargo da Fundação Mata do Buçaco, com o apoio da Junta de Freguesia do Luso e Câmara Municipal de Mealhada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.