Confraria do Cabrito e da Castanha Serra do Ceira prepara I Capítulo

Posted by
Spread the love

14 Grão mestre da Confraria e Lurdes Castanheira“Estamos quase a conseguir concretizar o I Capítulo da Confraria de Góis, da Confraria do Cabrito e da Castanha Serra do Ceira”, anunciou a presidente da Câmara de Góis fez, sábado, durante a receção aos participantes do II Capítulo da Confraria Gastronómica dos Enchidos. Fazendo votos para que “ainda se realize este ano”, Maria de Lurdes Castanheira, que também foi entronizada confrade honorária da Confraria dos Enchidos, agradeceu por “terem escolhido este concelho” para a realização da iniciativa.

Confrarias de norte a sul do país, bem como dos Açores e da Madeira, marcaram presença no II Capítulo da Confraria Gastronómica dos Enchidos, que tem como madrinhas a Confraria da Marmelada (Odivelas) e a Confraria da Chanfana (Vila Nova de Poiares). Depois do cortejo dos confrades decorreu o ponto alto do Capítulo, no auditório da Casa do Artista, com a entronização dos novos confrades. Passaram a integrar a Confraria dos Enchidos 20 novos confrades, aos quais pertencem Carlos Alberto Moniz e o arquiteto Tomás Taveira, que não estiveram presentes, tendo sido entronizados também como confrades honorários Almerinda Almeida, do Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea”, José Rodrigues, Glória Esteves e Lurdes Castanheira.

Coube ao cabido-mor da Confraria, Carlos Malvas, abrir a cerimónia, presidida pela presidente da Câmara de Góis, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, mordomo-mor da Confraria da Chanfana, Madalena Carrito, prioresa da Confraria da Marmelada, Ana Monteiro, e grão-mestre da Confraria dos Enchidos, Henrique Mourato. Após o juramento feito pelos novos confrades, cada um fez a prova do enchido, seguindo-se a entrega do colar e do diploma.

(Texto: Lurdes Gonçalves)

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.