Clássico de Sidónio Muralha é apresentado em Coimbra

Spread the love

29 BBB_Capa_3a-edicaoSidónio Muralha [1920-1982] e Júlio Pomar assinaram, há seis décadas, um dos livros que depois se transformou num clássico. Ao contrário do pintor, o nome do escritor, precursor do neorrealismo e um dos mais importantes autores de literatura para a infância em Portugal, não resistiu, infelizmente, à voracidade do tempo com que cada vez mais se fazem os nossos dias. Por essa razão, também, em boa hora se decidiu a reedição [em fac simile] de “Bichos, bichinhos e bicharocos”, 60 anos depois de ter reunido a poesia de Sidónio Muralha ao traço de Júlio Pomar.

Amanhã, esta que é a terceira edição em fac simile do livro – e integra um cd com as três canções musicadas por Francine Benoit e um prefácio assinado por João Lobo Antunes –, será apresentada em Coimbra, no 1.º Jardim-Escola João de Deus, numa curta série de sessões, das quais se destaca ainda a de sexta-feira, a ter lugar no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, com a presença do pintor e autor das ilustrações.

Em Coimbra, o lançamento do livro decorre amanhã, seguindo-se uma apresentação do Coro dos alunos do 1.º Jardim-Escola João de Deus, dirigido por Luís Madeira. Esta apresentação – no âmbito de um programa a culminar com a inauguração de uma escultura de João de Deus, assinada pelo artista Marcos Marin –, acontece na sequência da participação da Associação de Jardins Escola João de Deus no projeto, com as canções gravadas por um coro de 140 crianças dos jardins-escola em Lisboa (Estrela, Alvalade e Olivais).

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.