500 empresas da região já exportam para o Brasil

Spread the love

07 ISCAC AA  (2)Um terço das empresas que exportam para o Brasil estão na região Centro. O número foi ontem divulgado por João Cunha Ferreira, da AICEP Portugal, durante o primeiro painel do Colóquio “Brasil: Negócios, Experiências e Gestão de Oportunidades” realizado no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC).

O responsável acredita que, no final do presente ano, o número de empresas exportadoras para o Brasil irá crescer, já que este país é um dos 15 mercados extracimunitários seleccionados pela agência com potencialidade para acolher mais produtos ou empresas nacionais.

Afinal, e em poucos anos, o Brasil tornou-se o 10.º cliente português ao nível da exportação. Esta mudança surge na sequência da diversificação de mercados empreendida pelas empresas nacionais quando se viram confrontados com a quase recessão do continente europeu. “A globalização económica mudou, sendo necessário negociar com os países da América Latina e Ásia”, frisou.

Antes, Renato Stancato, da Embaixada do Brasil em Portugal, mostrou as virtudes e o potencial de um país que conta com 194 milhões de habitantes e que tem um saldo positivo na balança comercial de 19 milhões de dólares. O chefe do setor de assuntos económicos e financeiros da embaixada referiu que, de 2010 para 2011, o investimento estrangeiro cresceu de 48,5 para 66,7 milhões de reais.

Em consequência desta política, o Brasil pode considerar-se mesmo um dos melhores países com desempenho fiscal do Mundo e que viu reduzir a sua dívida pública desde 2002. “Baixou de 60,4% para 35,1%”, afirmou, realçando, por outro lado, a reduzida percentagem de população desempregada em janeiro de 2013: 5,5 por cento.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.