GEFAC estreia espetáculo “Manhã” no Teatro da Cerca de São Bernardo

Spread the love

manha01_GEFAC

“Manhã”, o novo espetáculo geral do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), estreia esta quinta-feira, 11 de abril, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. O espectáculo estará em cena nos dias 11, 12 e 13 de abril, pelas 21H30.

São muitas as mulheres “que se escondem sob as saias da memória”, escrevem os responsáveis pelo GEFAC: “santas, mães, adúlteras, virgens, perdidas; o corpo da fecundidade e o vulto enlutado da morte; a sabedoria serena, o desejo em que ardemos”.

O espetáculo que agora estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), integrado na XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, propõe uma leitura desses múltiplos lugares e papéis da mulher nas músicas e danças tradicionais portuguesas: “as mãos que redimem são as mesmas que colhem o fruto da traição e do pecado, que nos dão o colo e o castigo madrasto, que amassam o pão que comemos, enquanto tangem, pela calada, as cordas da libertação”.

“Manhã” segue a linha de intervenção habitual do GEFAC, grupo criado em 1966 que utiliza criativamente as manifestações populares portuguesas na dança, na música e no teatro. As diversas manifestações da cultura popular, defende o grupo, constituem “o momento em que um povo fala lealmente de si, o momento onde um povo se revela na sua maneira de ser própria”. É enraizado neste consciência que o GEFAC vem desenvolvendo, há quase 50 anos, um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações artísticas tradicionais portuguesas.

“Manhã” combina as diversas vertentes trabalhadas pelo GEFAC (dança, teatro, música e cantares) para evidenciar, como tema central, a representação da mulher na cultura popular portuguesa. Associando diversos meios audiovisuais, influências e técnicas de teatro, dança e performance contemporâneas ao tratamento das músicas e danças tradicionais, procurará criar-se um momento de partilha com o público que confirme o valor artístico das manifestações populares, enquanto terreno fértil para a criação contemporânea e ponto de encontro numa identidade comum.

O espetáculo tem apenas três apresentações, entre 11 e 13 de abril (quinta-feira a sábado), sempre às 21H30. Os bilhetes custam entre três e seis euros e as reservas podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238, 966 302 488 e geral@aescoladanoite.pt.

2 Comments

  1. Pingback: ponto de encontro « A Escola da Noite weblog

  2. Pingback: Hoje no TCSB: “Manhã”, pelo GEFAC « A Escola da Noite weblog

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.