Regressaram os roubos aos depósitos de combustível de autocarros de Castelo de Paiva

Posted by
Spread the love

gnr221

Dois autocarros que operam em Castelo de Paiva registaram na última quinzena novo roubos de combustível e, embora a GNR verifique uma diminuição nesse tipo de crime, continua a recomendar o estacionamento em locais bem iluminados e com movimento.

Os meses de setembro e outubro de 2012 foram os mais férteis em assaltos a depósitos de combustível, mas, após um início de ano sem queixas, no segundo fim de semana de março foram roubados cerca de 50 litros à viatura de uma empresa que trabalha em Castelo de Paiva e, esta semana, desapareceram em Pedorido mais 200 litros de um autocarro da Auto-Viação Almeida & Filhos, do grupo Joalto Douro.

Para o tenente-coronel Manuel Afonso, do comando de Aveiro da GNR, a diminuição do número de ocorrências significa que “o policiamento realizado acabou por surtir algum efeito”, mas também cabe aos proprietários das viaturas zelarem pela sua segurança.

“Quando for inevitável o estacionamento na via pública, devem deixar as viaturas em locais com movimento e boa luminosidade”, declarou o tenente-coronel à agência Lusa. “Se deixarem o carro num sítio sem luz, claro que os presumíveis autores do furto terão mais facilidade em atuar”, acrescentou.

Dinis Pereira, diretor de exploração da Joalto Douro, admitiu que em 2012 a situação “era mais preocupante” porque, entre Castelo de Paiva e Baião, terão furtado aos autocarros da empresa cerca de mil litros de combustível – sem contabilizar o prejuízo da “chapa cortada para [os ladrões] acederem aos depósitos”.

O furto desta semana não terá, contudo, consequências relevantes ao nível dos equipamentos em circulação, já que, dos 120 autocarros que integram a frota da Joalto Douro, “uns 100 já estarão equipados com proteção adicional na zona do depósito de gasolina”.

Outra empresa que vinha registando roubos de combustível nos seus autocarros é a Auto-Viação Feirense, mas, segundo o gerente da firma, nesses “dois ou três casos” só estarão em causa “uns 200 a 300 litros de gasóleo”.

“Não dá para controlar este tipo de situação e a GNR também não tem grande coisa que possa fazer por nós”, comenta Joaquim Couto. “O prejuízo maior deve ser para os passageiros, porque o motorista só nota que tem o depósito vazio quando liga o motor e as pessoas, depois, não podem começar a viagem enquanto não mandarmos para lá outro carro”.

Para a Auto-Viação Feirense, que vinha enfrentando esse problema nas localidades de Pedorido, Labercos, Castelo de Paiva e também no concelho de Ovar, a solução foi adaptar os depósitos das viaturas de forma a dificultar a tarefa aos ladrões.

“Tivemos que nos prevenir e começámos a fazer, aqui na nossa oficina, umas peças em rede de ferro para instalar na entrada dos depósitos”, explica o gerente da casa. “Podem não resolver tudo, mas complicam mais a vida a quem andar a mexer no que não deve”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.