Parque Verde do Mondego acolhe a II Feira da Floresta em Coimbra

Spread the love

Mata Botânico

O Parque Verde do Mondego, um dos espaços emblemáticos da cidade de Coimbra, acolhe este domingo, entre as 10H00 e as 19H00, a II Edição da Feira da Floresta.

Trata-se de um evento organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, promovido pelo Serviço de Proteção Civil, com o empenho de diversos organismos públicos e particulares, que têm como matriz o desenvolvimento das muitas atividades relacionadas com a floresta.

Para além de uma conferência que se realizará no Pavilhão Centro de Portugal a partir das 10H00, subordinada ao tema “Cuidar para fruir – O papel da floresta no desenvolvimento sustentável”, a II Feira da Floresta integra a presença de várias equipas que têm como missão a defesa da floresta contra incêndios, a exposição de trabalhos escolares dos alunos dos agrupamentos de ensino do concelho de Coimbra, relacionados com o tema “A matemática vai à Floresta”, atividades lúdicas e desportivas integradas em espaço florestal e um conjunto de expositores das mais diversas áreas e atividades, cuja missão é dar o maior destaque ao papel das florestas no desenvolvimento económico e social.

De acordo com a organização, associam-se a esta iniciativa 56 expositores, com atividades que tenham por objetivo educar e sensibilizar a opinião pública para a necessidade da conservação da biodiversidade, prosseguindo os desígnios traçados pela Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

Entre as iniciativas previstas, destaque para aquelas promovidas pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC), que propõe também uma visita guiada à sua mata, extraordinário espaço natural no centro da cidade e, habitualmente, encerrado ao público. Às 11H00, 14H30 e 17H00, tempo para “Brincar à Botânica”, com atividades ao ar livre. Às 15H30, “Há floresta na cidade”, com uma breve apresentação do Botânico, seguida da visita à mata.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.