“Os nossos dogmas são os que estão na Bíblia” (com audio)

Posted by
Spread the love

TEOTONIO CAVACO JA

 

| Open Player in New Window

Como foi o início da implantação da Igreja Evangélica Baptista na Figueira da Foz?

Eu já conhecia a Figueira da Foz. Vim aqui pela primeira vez com um grupo de jovens da Marinha Grande, tinha 17 anos de idade, para ver o célebre campeão de ciclismo Alves Barbosa, e então pensei em começar um trabalho Batista nesta cidade. Quando iniciei o trabalho, com a minha mulher e dois filhos, dois anos depois, organizámos a igreja, com 27 membros.

Quantos elementos tem, atualmente?

É difícil de responder, porque nós temos o conceito de membro, que é aquela pessoa ativa, batizada em adulta. Portanto, não contamos as crianças nem os adolescentes que não estejam batizados. Atualmente, temos cerca de uma centena de elementos.

São poucos ou muitos?

São muitos, porque a matriz em Portugal é católica. Logicamente, as pessoas pensam que não devem mudar. E quando há uma mudança, é quase uma traição a essa matriz e a esse pensamento.

Quais são os dogmas da sua Igreja?

Temos dogmas, mas não aceitamos dogmas que vão sendo impostos através dos tempos. Os dogmas que temos são os que estão na Bíblia.

Que opinião tem acerca do novo papa?

Como não sou católico, não tenho papa. Acredito que (com Francisco) pode haver uma mudança superficial, de costumes, mas não acredito numa mudança substancial, teológica ou doutrinária.

Concorda com a ordenação de mulheres?

Este assunto está a ser debatido também entre os batistas. Está a acontecer isto agora porque, pela primeira vez em Portugal, foi ordenada uma mulher e está a gerar grande celeuma.

Esta entrevista poder ser ouvida na íntegra na Foz do Mondego Rádio (99.1 FM) e em www.asbeiras.pt.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.