Luís Matias é o candidato do PSD à Câmara de Penela

Posted by

 

O advogado Luís Matias, vice-presidente da Câmara de Penela, é o candidato do PSD à presidência do município nas próximas eleições autárquicas, disse à Lusa o líder concelhio do partido. Emídio Domingues disse que a escolha de Luís Matias, de 32 anos, foi aprovada por unanimidade pelo plenário local de militantes, confirmando uma decisão tomada antes pela Comissão Política Concelhia do PSD.

“A nossa expectativa é ganhar mais uma vez a Câmara e reforçar a votação”, disse o candidato, considerando que a gestão municipal do PSD dos últimos anos “tem apontado um caminho correto” para Penela, com Paulo Júlio e António Alves na presidência.

Importa “dar consistência ao mesmo caminho”, defendeu, referindo que, com a sua eventual eleição, “não haverá qualquer rotura com esse passado”.

Luís Matias revelou que o mandatário da sua candidatura é o engenheiro Paulo Júlio, ex-secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa.

Eleito duas vezes para a presidência da Câmara de Penela, em 2005 e 2009, Paulo Júlio saiu da autarquia para integrar o Governo de Pedro Passos Coelho, após as legislativas de junho de 2011, tendo sido substituído por António Alves, até então vice-presidente do executivo local.

Em janeiro passado, abandonou o Governo, por ser arguido num processo em que é acusado de um crime de prevaricação pelo Ministério Público, alegadamente cometido em 2008, num concurso para a chefia de uma divisão da autarquia, quando era presidente desta.

Luís Matias disse que, nesta fase, a sua candidatura está “a constituir grupos de trabalho”, que irão elaborar o programa eleitoral, tentando envolver empresas e associações no processo.

Em 2009, o PSD obteve três dos cinco mandatos na Câmara Municipal, com 62,49 por cento dos votos, entre 5.608 eleitores inscritos apurados, enquanto o PS elegeu dois vereadores, com 32,34 por cento dos sufrágios. Atualmente subdividido em seis freguesias, o município de Penela tem uma área de 132,49 km2 e cerca de seis mil habitantes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.