Férias em março e neve que cobre a Serra da Estrela ajudam a preencher hotéis

Posted by
Spread the love

232A Páscoa em março e a neve a cobrir a Serra da Estrela estão a ajudar as empresas de hotelaria da região a ter boas taxas de ocupação nesta quadra, disseram alguns empresários à agência Lusa.

O hotel Eurosol em Seia tem por estes dias uma taxa de ocupação a rondar os 80% e poderá ficar praticamente lotado no fim de semana, acredita Miguel Camelo, diretor.

Segundo referiu à Lusa, não se pode comparar a Páscoa do último ano com o período atual.

“Este ano temos neve, que em 2012 não caiu até porque a Páscoa foi em abril. Por isso, é incomparável”, destacou.

A neve funciona como grande chamariz, refere, salientando que o mercado nacional está a ser “fundamental”.

Os hotéis do grupo IMB Natura, na Covilhã e na Guarda, registam também taxas de ocupação a rondar os 80%, “mas com preços mais baixos que noutros anos em que houve neve na Páscoa”, referiu Luís Veiga, administrador.

“Para além da comida e dormida, o interior do país tem agora custos agravados por causa das portagens, o que obriga os hotéis a perderem rentabilidade e a terem que praticar preços médios mais baixos”, sublinhou à Lusa.

O número de visitantes espanhóis é aquele que regista uma maior diminuição, sobretudo nas duas unidades do grupo localizadas na Guarda, referiu Luís Veiga, que não tem dúvidas em culpar a cobrança de portagens na A25 como causa direta da redução.

A única exceção no grupo IMB Natura diz respeito ao hotel termal e lúdico H2o em Unhais da Serra, que se encontra lotado, referiu.

Em plena montanha, a ocupação dos dois hotéis e casas de montanha da Turistrela ronda os 90%.

“O que sentimos é que grande parte das pessoas que iam para fora deixaram de ir e optaram pela Serra da Estrela”, refere Artur Costa Pais, administrador, a propósito dos efeitos da crise.

No caso, a austeridade parece estar a manter turistas dentro do país, o que terá ajudado a Turistrela a ter este ano os melhores meses de janeiro e fevereiro “de todos os tempos” em termos de ocupação hoteleira.

Março está a registar também “resultados excelentes”, acrescentou.

Artur Costa Pais não tem dúvidas de que “há uma tendência para fazer férias cá dentro: vê-se gente nova que nunca veio à Serra da Estrela, mas que sabe fazer esqui”.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.