Estudante de Aveiro ganhou prémio internacional com comando sem pilhas

140108 UNIVERSIDADE DE AVEIRO LUIS CARREGA

Um estudante de Cabo Verde, a tirar o doutoramento na Universidade de Aveiro, foi distinguido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), organização mundial de engenharia eletrotécnica, anunciou hoje a Universidade de Aveiro.

Alírio Boaventura, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) e aluno de doutoramento na Universidade de Aveiro (UA), é o primeiro estudante em Portugal a receber o prémio Graduate Fellowship de 2013, atribuído pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

Aquele instituto é considerado a maior organização mundial em engenharia eletrotécnica, na categoria de radiofrequência e micro-ondas.

O prémio consiste numa bolsa de estudos de pós-graduação, no valor de 7.000 dólares (5.380 euros), e tem sido atribuído maioritariamente a investigadores de universidades norte-americanas e canadianas.

Alírio Boaventura, de nacionalidade cabo-verdiana, está a fazer o doutoramento sob orientação científica de Nuno Borges de Carvalho, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática.

Apresentou uma proposta de trabalho a concurso, alinhada com a tese de doutoramento e com o trabalho do grupo de Sistemas Rádio (IT-Aveiro), na área da transmissão de energia sem fios, mais concretamente com o projeto “Telecomandar sem pilhas”.

Anualmente são atribuídas dez “Graduate Fellowship Awards” pelo IEEE MTT-S, a nível mundial, para reconhecer e financiar programas doutorais meritórios nas áreas de radiofrequência e micro-ondas.

A seleção é feita com base no mérito académico, incluindo a nota média da parte curricular do curso e publicações científicas relevantes, e no projeto apresentado, além do mérito do orientador e da instituição de ensino.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.