Livro e filme assinalam 500 anos do Foral da Sertã

Posted by
Spread the love

foral sertã

O lançamento de um livro sobre os 500 anos do Foral da Sertã será um dos pontos altos da efeméride que se celebra este ano, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, José Farinha Nunes.

“São 500 anos e 500 páginas para relatar toda a história, desde a atribuição do Foral até hoje”, explicou.

A apresentação da obra está reservada para junho, num programa a apresentar este fim de semana e que inclui atividades ao longo de todo o ano.

Para além de um livro, vai ser lançado um filme sobre o concelho, haverá homenagens a personalidades locais, assim como uma sessão evocativa dos 500 anos do Foral, atribuído pelo rei D. Manuel I a 20 de outubro de 1513.

Nenhuma das três cópias do foral original subsistiu até à atualidade, existindo apenas o registo no “Livro dos Forais Novos da Beira” e a transcrição no “Livro dos Forais, doações, privilégios e inquirições da Ordem de Malta”.

A autarquia planeia ainda a promoção de um concurso para elaboração de letras e músicas sobre a Sertã, intitulado “Uma Canção para o Concelho”.

Segundo José Farinha Nunes, está também a ser estudada a melhor forma de homenagear Diogo da Silveira, figura que contribuiu para a atribuição de autonomia semelhante à de um foral a Pedrógão Pequeno, que hoje é vila e freguesia do concelho da Sertã.

2 Comments

  1. Pingback: Livro e filme assinalam 500 anos do Foral da Sertã - As Beiras Online - Revista Art do Livro

  2. Pingback: Art do Livro Livro e filme assinalam 500 anos do Foral da Sertã - As Beiras Online » Art do Livro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.