A Câmara da Batalha vai lançar um concurso de empreendedorismo jovem na área do turismo, procurando com esta iniciativa a criação de “empresas originais”, disse esta quarta-feira à agência Lusa o presidente da autarquia.
“Pretendemos, com esta iniciativa, ideias que irão dar lugar a projetos que, por sua vez, deverão ser traduzidos na geração da riqueza”, explicou António Lucas, sublinhando que “este é um sinal de que as instituições públicas, como é o caso da Câmara, consideram muito importante o papel dos jovens no desenvolvimento do país”.
Os projetos originais podem ser entregues de 4 de março a 30 de abril, sendo que o concurso “Empreender Batalha – Turismo” visa “estimular a capacidade de iniciativa e o empreendedorismo dos jovens residentes no concelho”, pode ler-se numa nota divulgada pela autarquia.
O projeto ganhador receberá 2.000 euros a integrar, em exclusivo, no capital social da empresa, bem como a cedência gratuita de um imóvel, por um período de 24 meses, capaz de permitir o arranque da empresa.
Os projetos devem integrar um plano de negócios (descrição do produto/serviços disponibilizado, mercado-alvo, evolução previsional do mercado-alvo, posicionamento face à concorrência, análise SWOT, fatores críticos de sucesso, plano de ‘marketing-mix’ do produto/serviço, descrição e estimativa do investimento necessário, estimativa do emprego a criar, previsão dos proveitos e custos).
A Câmara da Batalha destaca o facto de o município possuir no seu território o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, classificado como Património Mundial da Humanidade, e o Museu da Comunidade Concelhia, eleito o melhor museu português, mas também “as condições naturais que se enquadram numa visão mais ampla do turismo contemporâneo” que devem ser associadas a “novos e renovados conteúdos e produtos turísticos assentes em conceitos como a genuidade, o irrepetível e o autêntico”.
Agência Lusa
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