Restaurantes, Confraria da Lampreia e câmara promovem a rainha da gastronomia

Posted by

09 LAMPREIA PENACOVA LC 004Está oficialmente aberta a época da lampreia em Penacova. Autarquia, confraria e restaurantes – 12 – juntam esforços para promover uma das riquezas da gastronomia do concelho.

Assim, e preparando os visitantes e apreciadores para o Festival da Lampreia que se vai realizar entre 22 e 24 de fevereiro, os restaurantes começam a servir a “lampreia à moda de Penacova”, acompenhados de forma atenta pela confraria que visa, acima de tudo, preservar e divulgar o prato, mas também a forma tradicional como ela é confecionada no concelho.

Conscientes das dificuldades vividas pelos portugueses e do peso fiscal que tem vindo a asfixiar, em particular, os restaurantes, os proprietários de Penacova sabem que têm de continuar a apostar na qualidade e na salvaguarda de um prato típico, que resiste, e que continua a servir de cartão de visita do concelho.

 

Ver versão completa na edição impressa

2 Comments

  1. Jorge Gonçalves says:

    Dia 14 de Fevereiro gostava de almoçar lampreia em Penacova.
    Agradecia que me informasse onde o poderei fazer.

    Obrigado

    Jorge Gonçalves

  2. Luís Morais says:

    Penacova… Olhe que em Sever do Vouga ficava muito bem servido. Alguns restaurantes dessa zona aliam a excelência da confecção dos alimentos à paisagem absolutamente deslumbrante. Mas teria de se deslocar cerca de 100 Km… E não estaria a "preservar e divulgar o prato" e o modo como é confecionado no concelho de Penacova.
    E depois ter de conduzir outros 100 km de volta, e ainda por cima no dia 14 de Fevereiro…
    Talvez não seja a a melhor opção, deslocar-se essa distância.
    Em Penacova tem o Côta, que já é "cota", pois já celebrou os cinquenta anos ao serviço da gastronomia regional e nacional.
    Bom proveito!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.