Opinião – Desejos de um feliz 2013 para Coimbra

Posted by
Spread the love

Helder_rodriguesHélder Rodrigues

1. Desejos em que vale a pena apostar!

Coimbra, uma cidade com um enorme potencial, onde “há muita coisa para fazer”! É natural. Em qualquer cidade, há tanto mais para fazer, quanto maior é o seu potencial e o espírito critico dos seus cidadãos.

Quiz formular desejos de um Feliz 2013 para Coimbra. Cheguei a mais de uma centena. Mas, porque os recursos financeiros são escassos, reduzi o numero a metade. E porque um ano são apenas 365 dias, não se pode fazer aquilo que não foi feito nas ultimas décadas, a Lista inicial ficou reduzida.

São desejos que envolvem um esforço geral colectivo. Mas são fundamentais para uma Coimbra mais feliz. São desejos, em que vale a pena apostar!

2. Dirigido à População de Coimbra

1 ) O meu primeiro desejo é dirigido à população de Coimbra. Como é tradicional: Saúde, Paz e Amor. Mas deixem-me, por favor, acrescentar algo mais.

Aprendamos “a gostar um bocadinho mais de Coimbra”. Acreditemos mais nas nossas capacidades para a melhorar. Aprendamos a colocar as nossas disponibilidades e saberes ao serviço dos outros e da cidade. Aprendamos a nos “reinventar”. Todos os dias!

Somos individualmente pequenas gotas, mas todos os Oceanos são feitos de gotas. Unidas e coesas.

3. A Candidatura da Universidade a Património Mundial e o Turismo

2 ) O meu segundo desejo vai para; O sucesso da Candidatura da nossa Universidade a Património Mundial da Humanidade. É uma distinção que, uma vez alcançada, vai colocar Coimbra nos roteiros de referencia internacional. É uma distinção que bem gerida, irá beneficiar toda a cidade. Todos unidos, vamos conseguir!

3 ) O meu terceiro desejo, vai para; A redefinição e operacionalização de uma Estratégia de Turismo para Coimbra concertada com a Região Centro. A vocação turística da cidade e o grande potencial existente não podem mais ser protelados

4 ) O meu quarto desejo, vai para; A entrada em funcionamento do Centro de Convenções de S. Francisco com uma gestão eficaz, que não o torne em mais um “elefante branco”. Com um Programa de actividades sabiamente arquitectado e sabiamente gerido, capaz de o transformar num grande pólo de dinamização da Região Centro (cultural, social, cientifico, económico).

4. Acções estruturantes

5 ) O meu quinto desejo, vai para; A continuação da Reabilitação do Centro Histórico da Baixa (aproveitando a experiência da Alta) a par dum avanço significativo na aprovação e definição do PDM. Pela importância que tem na vida da cidade em termos de habitação, de qualidade de vida e de actividade económica

6 ) O meu sexto desejo, vai para; A implementação do IParque- Coimbra Inovação Parque. Pelo impacto que poderá ter na criação de novas Empresas e Empregos da Região.

7 ) O meu sétimo desejo, vai para; A questão da Mobilidade, avançando com as obras do Metro Mondego. Um tema cujo arrastamento tanto está a afectar o desenvolvimento equilibrado da cidade e da sua ligação com a região envolvente. As populações do Ramal da Lousã, a chaga aberta no coração da Baixa, amputada de memorias e recordações, clamam por justiça

5. Cidade-Ensino Superior-Empresas. Um Projecto Colectivo

8 ) O meu oitavo desejo é de natureza pragmática; A realização destes objectivos só é possível através de uma forte ligação Cidade- Ensino Superior- Empresas. Unidas, num projecto colectivo, capaz de envolver toda a Região, incluindo as diferentes forças partidárias.

 

E que todos digam, numa só vontade: “Coimbra 2013? Que magnifico desafio, que temos pela frente!”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.