Equipa do ISEC cria prótese e apoio lateral para atleta amputado da perna esquerda

Spread the love

EQUIPA ISEC TELMO PINAO AA

Telmo Pinão foi amputado de parte da perna esquerda em 2002. Contudo, essa situação não o impediu de continuar a praticar a modalidade que tanto gostava: Karaté. Aliás, Telmo Pinão era o único atleta a nível nacional que competia com prótese.

Em 2008, Telmo decidiu comprar uma bicicleta, mesmo sem saber “se conseguia andar nela”. O gosto antigo por esta modalidade levou-o a apostar no ciclismo, tendo efetuado uma prótese artesanal com uma “ligação direta ao pedal” para o poder fazer.

Numa sessão de fisioterapia, que realizava no Hospital dos Covões/CHUC, foi colocada a hipótese de Telmo Pinão colaborar num projeto de um grupo de alunos da Licenciatura em Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

O objetivo, segundo o docente Luís Roseiro, passava por projetar e construir uma prótese para ciclismo adaptado, que fosse destinada ao Telmo Pinão. A utilização de materiais mais leves, mas que tivesse os graus de liberdade necessários para garantir uma pedalada estável e em segurança, era outro dos objetivos.

Versão completa na edição impressa

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.