Chuva e vento forte durante toda a madrugada desta sexta-feira

Posted by
Spread the love

mau tempo

Atenção redobrada face às condições meteorológicas registadas nesta sexta-feira, especialmente em relação aos idosos, crianças e doentes crónicos (os grupos mais vulneráveis à variações meteorológicas). Este é o alerta lançado pela Direção-Geral de Saúde, que aconselha a população a tomar medidas de precaução para fazer face à chuva e ao vento forte registados pelo Instituto de Meteorologia (IM).

O IM colocou vários  distritos do continente sob aviso amarelo (incluindo Coimbra) e outros sob aviso laranja e vermelho (no norte), devido à precipitação muito forte e ventos que podem chegar aos 110 km/hora nas terras altas devido a uma massa de ar tropical. Em Coimbra durante a madrugada de hoje, sexta-feira, caíram diversas árvores, uma delas na Ladeira do Baptista, em Coimbra, sem provocar danos. Na zona sul de Coimbra – Assafarge, Castelo Viegas e Cruz de Morouços – registou-se interrupção de energia elétrica, entre as 08H00 e as 10H30. Um aparatoso acidente de um veículo pesado articulado no IC2, sobre a Estação de Coimbra-B, está a condicionar a circulação automóvel desde as 07H00.

Ainda quanto ao alerta aos cidadãos, a DGS avisa ainda que deve ser usado calçado adequado para evitar quedas, e devem ser redobrados os cuidados na condução, tendo em conta o estado do piso molhado e escorregadio, e evitar usar veículos em zonas inundadas devido aos buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

A DGS chama também a atenção para os cuidados a ter com a habitação no que diz respeito às infiltrações e humidades, que favorecem o desenvolvimento de micro-organismos (bolores, fungos, leveduras e ácaros) que podem originar alergias e infeções respiratórias. O mesmo em relação à necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, limpeza de bueiros, algerozes e caleiras e retirada de objetos que possam ser arrastados.

A população deve também ter cuidado com a ventilação das habitações, sobretudo no que diz respeito aos aparelhos de queima, por causa do monóxido de carbono e também a necessidade de fechar portas e janelas, arrumar equipamento solto ou outros objetos e retirar os animais para locais seguros.

A DGS refere ainda que a população deve manter-se atenta aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.