Manuel Machado é o candidato do PS a Coimbra

Posted by

Manuel Machado é o nome escolhido para candidato do PS à câmara municipal. O nome do economista e antigo presidente da edilidade foi ontem comunicado ao secretário-geral do partido, António José Seguro.

 

Na reunião com Seguro, que decorreu em Lisboa, marcaram presença os líderes distrital e concelhio dos socialistas, respetivamente Pedro Coimbra e Carlos Cidade,
Em termos formais, o candidato só será ratificado em reunião da Comissão Política Concelhia, que está agendada para 9 de dezembro. Antes, porém, o próprio António José Seguro deverá anunciar o nome escolhido – o que não deverá demorar, até porque o líder do PS deverá assumir inteiro apoio à escolha.
O nome do antigo autarca terá sido decidido no último domingo, em reunião do Secretariado da Concelhia de Coimbra do PS. Machado, recorde-se, foi eleito presidente da Câmara de Coimbra em 1989. Na altura, a sua candidatura não foi pacífica, dentro da estrutura local dos socialistas. De resto, chegou mesmo a registar-se uma votação interna, tendo saído derrotado Álvaro Seco.
Manuel Machado seria, entretanto, reeleito por duas vezes, nas eleições autárquicas de 1993 e 1997, sempre por maioria absoluta. Na primeira destes sufrágios, conseguiu mesmo alargar a vantagem, conquistando um sexto vereador para o PS – na altura, Alexandre Leitão.
Em 2001, Manuel Machado quis avançar para um quarto mandato, mas perdeu, pelo desgaste de 12 anos na presidência, aliado à “onda laranja” que assolou os principais centros urbanos do país e que levaria, de resto, à demissão de António Guterres de primeiro-ministro.
Desde então, Machado manteve uma discreta ligação à vida pública. Ultimamente, integrou o secretariado técnico do programa operacional regional do QREN, o “Mais Centro”.

 

8 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.