Crianças com Síndrome de Down ajudam chefs de cozinha

Spread the love

Dezena e meia de jovens e crianças com Síndrome de Down realizaram este sábado um workshop na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. A iniciativa “Down Cooking” contou com a presença do mestre ‘chocolatier’ Daniel M. Gomes, da Prochef Agency, e a colaboração dos chefs convidados Ricardo Raimundo e Emanuel Faria. Durante a tarde, as crianças e jovens convidadas pela Associação Olhar 21 puderam experimentar o contacto com diversos produtos alimentares.

Augusto Gonçalves tem 19 anos e começou por experimentar fazer uma pizza. Com a ajuda Ricardo Raimundo, o jovem começou por estender a massa e, depois, colocar a polpa de tomate na pizza, que levou ainda queijo e fiambre. Augusto Gonçalves reconheceu que estender a massa foi o que mais lhe custou. “Depois, coloquei o queijo e o fiambre”, disse. Ao lado, Maria Rola, com 16 anos, olhou com muita atenção os movimentos do colega mais velho. E, sem qualquer tipo de problema, estendeu a massa, colocou a massa de tomate e pôs “queijo e cogumelos” a rechear este prato italiano. Tudo sob a supervisão do chefe Ricardo Raimundo.

E como a tarde era para proporcionar ensinamentos básicos de culinária, a dupla passou logo de seguida para o outro lado da cozinha. Aqui, o mestre ‘chocolatier’ Daniel M. Gomes explicou inicialmente os segredos dos chupas em chocolate. Com alguma dificuldade à mistura, os participantes no workshop puderam concretizar o objetivo de efetuar os produtos que, no final, iriam ser saboreados pelos próprios e pelos familiares presentes.

 

Ver versão completa na edição impressa

One Comment

  1. Pingback: Crianças com Síndrome de Down ajudam chefs de cozinha | Tudo Bem Ser Diferente

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.