Pais defendem que as escolas deviam ter autonomia para ajudar famílias em dificuldades

Posted by
Spread the love

 

As escolas deviam autonomia para decidir ajudar as famílias que ficam subitamente sem rendimentos suficientes para manter os filhos a estudar, defende a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). A proposta vai ser apresentada no parlamento, explicou hoje o presidente da Confap, Albino Almeida, alertando para os inúmeros casos de famílias que estão a viver situações dramáticas, mas não têm direito a Apoio Social Escolar (ASE) devido ao seu rendimento bruto.

Albino Almeida deu exemplos de quem tem salários penhorados ou outras dívidas que consomem a maior parte do orçamento familiar.

O presidente da confederação de pais relatou a história de uma família que tem um rendimento mensal de 973 euros e estão “à beira da insolvência”: “Eles estão no escalão três do abono de família, ou seja recebem mensalmente 26,50 euros. Ora, a filha deste casal, que é uma aluna de mérito, não tem direito a apoio social escolar. A família está sobreendividada, não consegue comprar os manuais escolares e está a ter muitas dificuldades em manter a filha na escola”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.