O melhor cinema francês para ver em mais uma festa no TAGV

Spread the love

Desde 2000 que o cinema francês tem conseguido afirmar-se em Portugal como filmografia de algum modo “alternativa” à dominante anglo saxónica (o mesmo é dizer norte americana). Em paralelo à produção francesa, o cinema europeu – também aquele que se faz em Portugal – tem tido cada vez mais público e espaço. E muito deste novo cenário fica a dever-se a iniciativas como a Festa do Cinema Francês – que regressa a Coimbra entre os dias 25 e 31 de outubro –, mas também, por exemplo, aos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra entre 9 e 17 de novembro.

Ontem, na apresentação da 13.ª Festa do Cinema Francês, Marion Mistichelli, diretora da Alliance Française de Coimbra – a entidade que sempre tem organizado com o Instituto Francês em Portugal o evento – destacou do programa a sua absoluta novidade, com antestreias de filmes ainda inéditos em França, obras de realizadores consagrados, mas também de jovens promessas e, como sempre, uma diversidade absoluta, com filmes para todos os públicos.

Faz-se, portanto, de comédia, drama, documentário, policial, thriller e animação o programa que tem o objetivo de superar os cinco mil espetadores que, em 2011, assistiram no TAGV a filmes da Festa do Cinema Francês.

Para Maria José Azevedo Santos, vice-presidente e responsável pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, “esta é mais uma prova do que de muito bom se faz na cidade a nível cultural”, continuando, portanto, a merecer o apoio da autarquia.

Em representação da direção do TAGV, Luísa Lopes destacou ainda a “feliz coincidência” que é a realização de um concerto de António Pinho Vargas, a 27 de outubro, em paralelo à Festa do Cinema Francês.

Com o programa de animação reforçado – num total de cinco filmes –, voltando a apostar-se no público mais jovem, os preços de bilheteira mantêm-se: 3,5 euros (público em geral), três euros (<25, estudante, >65, grupo + 10, Rede UC), 15 euros (passe festa 5 entradas) e 25 euros (passe festa 10 entradas).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.