Menos 7,8 por cento no orçamento é incomportável, diz reitor da UC

Spread the love

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, afirmou que a instituição se encontra “no limite do funcionamento” e que o corte de 7,8% previsto na proposta de Orçamento de Estado “não é comportável”.

“Todos temos consciência de que estamos no limite do funcionamento (…), 7,8% de corte não é comportável”, afirmou o reitor ao intervir na sessão de abertura do Dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Segundo João Gabriel Silva, “há universidades que, neste sucessivo acumular de cortes, estão com abaixamentos na casa dos 11/12%”, encontrando-se “claramente abaixo da linha de água”. “Não tenho nenhum plano desenhado para permitir aguentar este corte [na UC]. Seria muito mau se ele se concretizasse, tenho ainda alguma esperança que o bom senso prevaleça”, afirmou aos jornalistas no final da sessão.

Segundo o reitor, “as universidades em dois anos, de 2010 para 2012, tiveram 30% de corte. Se todos os setores do Estado tivessem 30% de corte em dois anos o défice estava mais que resolvido”.

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.