Empresas do Estado cortam 3% dos trabalhadores para 2013

Posted by

O Governo vai cortar em 3% o número de trabalhadores do Setor Empresarial do Estado (SEE), excluindo os hospitais EPE, e 20% nas empresas do setor dos transportes, prevê a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2013.

“Determina-se, assim, uma redução durante o ano de 2013 de no mínimo 3% do número de trabalhadores do SEE excluindo hospitais E.P.E., comparativamente ao efetivo existente a 31 de dezembro de 2012”, lê-se no Relatório que integra a proposta de lei do OE para 2013.

O documento avança ainda que o corte “deve ser de 20%” nas empresas do SEE do setor dos transportes terrestres e de gestão da infraestrutura ferroviária, face ao efetivo existente a 01 de janeiro de 2011.

A redução, acrescenta, estará “sujeita à disponibilidade financeira das empresas para proceder ao pagamento das indemnizações de rescisão dos contratos de trabalho.

“O Governo dará continuidade à reestruturação das empresas públicas e à criação de condições para assegurar a sustentabilidade económica financeira destas empresas, o que se repercutirá na diminuição da despesa do Estado, sem colocar em causa a prestação do serviço público”, lê-se no documento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.