Coimbra acolhe congresso luso brasileiro de transplantação

Posted by
Spread the love

Começa na sexta-feira, em Coimbra, no Hotel Vila Galé, o congresso organizado anualmente, sob a responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) e da Associação Brasileira de Transplantação de Órgãos (ABTO), que vai já na 11ª edição. Este evento realiza-se alternadamente em Portugal e no Brasil. Este ano prolonga-se até ao dia 6 de outubro.

A cerimónia de abertura está marcada para as 10H45, e conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa.

O congresso tem um vasto programa científico que aborda todas as temáticas relacionadas com a transplantação – renal, hepática, cardíaca e pulmonar – . Serão ainda abordadas outras áreas como a transplantação de medula, de ossos e de córnea.

Com a participação de 350 especialistas, entre médicos, enfermeiros e vários técnicos envolvidos nos vários programas de transplantação dos dois países, vão ser analisadas todas as questões relacionadas com a evolução da transplantação de órgãos e o estado da arte actual. Esta reflexão conjunta representará também um grande contributo para a formação de médicos e outros profissionais ligados à transplantação de órgãos.

Serão ainda apresentadas 225 comunicações livres, enviadas pelos vários centros de transplantação.

Tratando-se de um evento realizado em parceria entre a Sociedade Portuguesa de Transplantação e a Associação Brasileira de Transplantação de Órgãos, o programa inclui uma agenda de carácter cultural com momentos evocativos à cultura Coimbrã.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.