“Antecipe-se ao AVC” e ajude a travar uma epidemia que é silenciosa

Posted by
Spread the love

O que é um AVC?

Um AVC é um acidente que sucede a nível cerebral por um de dois motivos. Porque há uma obstrução de um vaso que deixa de permitir a chegada do sangue a uma determinada zona do cérebro levando à morte daquelas células. Ou porque houve a rotura de um vaso com extravasamento de sangue para dentro do cérebro. O primeiro é um enfarte, o segundo é hemorragia. Hoje e amanhã vamos lidar fundamentalmente com os enfartes.

Há sinais a ter em conta?

Há sinais nítidos. A primeira característica desses sinais é surgirem bruscamente com um susto. Não é algo que se vai construindo ao longo de minutos ou horas. Os sintomas são um dado muito importante e podem variar desde uma dificuldade em encontrar e entender as palavras ou uma falta de força na face, membro superior ou inferior do mesmo lado, uma dificuldade de equilíbrio, uma visão dupla, dependendo da zona do cérebro que é atingido.

O que é que se deve fazer?

Ir para um hospital, acionar o INEM e as vias verdes, dizer que está com suspeitas de acidente vascular cerebral. Eles entram em contacto com o CODU e este entra em contacto com uma pessoa que está sistematicamente de serviço à Unidade de Acidentes Vascular Cerebral. E a partir do momento que chega ao hospital começa a via verde intra-hospitalar do AVC.

Versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.