Ramos Catarino distinguida como construtora do ano

Posted by
Spread the love

A construtura Ramos Catarino, com sede em Febres , acaba de ser distinguida com os Prémios Construir nos setores “Reabilitação” e “Internacionalização”, enquanto Vítor Catarino (presidente do conselho de administração), foi eleitoPersonalidade do Ano”. Os galardões foram divulgados e entregues em cerimónia realizada na quarta-feira à noite no Museu Oriente, em Lisboa.

Considerados como os mais prestigiados do setor, os respetivos prémios são atribuídos anualmente, por votação, após prévia nomeação de um número muito restrito de empresas e empresários.

Na ocasião, Vítor Catarino afirmou que, nesta hora, distinguia também “os seus pais e irmão”, que continuam a trabalhar ativamente nas empresas do Grupo Catarino (fundado pelo seu avô há 63 anos). O galardão foi dedicado “a todos os industriais do setor da construção que hoje lutam, com grande estoicismo, pela sobrevivência das suas empresas, garantindo a manutenção de dezenas de milhar de postos de trabalho, assegurando a sobrevivência de dezenas de milhar de famílias”.

Vítor Catarino já antes tinha sido chamado a receber o prémio “Internacionalização” conquistado pela Ramos Catarino, tendo referido o trabalho que a empresa vem desenvolvendo há mais de uma década no Brasil e desde 2007 em Espanha, com assinalável êxito, estando a preparar-se para intervir em novos mercados.

A Ramos Catarino veio a conquistar (à semelhança do que já sucedera o ano passado) o prémio “Reabilitação”, para o qual estavam nomeadas outras três construtoras. António Paredes, administrador da empresa, recebeu a distinção que premeia a importância desta atividade para a preservação do património arquitetónico muito degradado, mas também “para a recuperação do casco urbano e a devolução de vida aos centros históricos, com os benefícios económicos e sociais daí resultantes”.

Vítor Catarino, de 49 anos, licenciou-se em Engenharia Civil, em 1985, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nesse mesmo ano iniciou a sua atividade como diretor de obra na empresa Irmão Sampaio, em Vila Nova de Famalicão, mas no ano seguinte ingressou na empresa familiar, a cujo conselho de administração agora preside. É também CEO do Grupo Catarino, partilhando com seu irmão, o economista Jorge Catarino (ex-presidente da Câmara de Cantanhede e chairman do Grupo) a administração e a gerência das 17 empresas que compõem o Grupo Catarino.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.