Opinião – Valorizar o nosso potencial

Posted by
Spread the love

José Couto

A região Centro desempenha um papel central na articulação dos fluxos económicos em Portugal e tem um potencial muito significativo de ganhos na logística que pode transpor para as empresas, nomeadamente as exportadoras.

Acresce que sendo a região Portuguesa que melhor rácio de cobertura de importações por exportações apresenta, se vê reforçado a necessidade de apostar na qualidade e disponibilidade das suas infraestruturas logísticas.

No seio do CEC temos vindo recorrentemente a promover a definição de uma atuação autónoma, mas regionalmente concertada no quadro das infraestruturas logísticas que possam promover o nosso potencial de captação e fixação de empresas e investimentos, particularmente os orientados para o mercado externo.

Assumido que está o esgotamento do modelo assente na rodovia, a região Centro pode beneficiar fortemente se apostar em soluções intermodais que respondam às necessidades logísticas no corredor E-80, que se assume como nossa principal ligação à Europa.

É com a consciência da necessidade de promover esta aposta que nos envolvemos, ao lado de outros agentes chave na região, como as Comunidades Intermunicipais do Baixo Mondego e da Região de Aveiro, as Comunidades Portuárias da Figueira da Foz e de Aveiro e as Associações Empresariais da região Centro no lançamento de dois fóruns que visam promover o debate regional e o alinhamento de estratégias de desenvolvimento para o sector.

Depois de bons resultados no fórum que teve lugar em Ílhavo no fim de Julho, promover-se-á nova reflexão, agora sobre o Potencial logístico da Região, no próximo dia 18 de Setembro na Figueira da Foz.

Esta é uma reflexão que a todos interessa e a que nenhum agente de desenvolvimento da região Centro se deve eximir. Da valorização do nosso potencial logístico resultará o aumento da nossa atratividade económica e da nossa competitividade regional e destas, depende o nosso futuro colectivo…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.