Olga Cavaleiro é candidata à liderança da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas

Posted by

A presidente da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, Olga Cavaleiro, anunciou a sua candidatura à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, com o objetivo de estabelecer uma maior “proximidade” com as comunidades locais.

“Queremos que as confrarias possam dialogar e interagir com a sociedade e, por isso, vamos investir na proximidade com a comunidade civil, através de uma relação muito próxima”, disse a empresária, que preside também à Associação de Pasteleiros de Tentúgal.

Olga Cavaleiro, atual vice-presidente da Federação, liderada por Madalena Carrito, que não se recandidata, sublinha que o grande fator de “diferenciação vai ser a maior proximidade das confrarias com a sociedade”.

“Muito trabalho foi feito anteriormente, mas nós vimos com energia nova, outro fôlego e ideias frescas”, frisou a candidata, que pretende “iniciar um novo ciclo, para que as confrarias possam dar agora um salto maior e trazer valor acrescentado às comunidades”.

Com um programa assente em “três ideias principais”, Olga Cavaleiro apontou como um dos objetivos a “distinção e qualificação” dos produtos promovidos pelas confrarias, servindo de “ponte” com as entidades certificadoras para valorizar “os bons produtos”.

O segundo objetivo, acrescentou, passa então por promover a “interação com a sociedade civil” e a realização de parcerias com outras entidades, de modo a aproveitar outros contributos e para se obter “benefícios mútuos”.

Por último, a presidente empresária considera que a “Federação tem de se impor como parceiro ativo e responsável na promoção dos produtos”, através da realização de eventos que valorizem “o que é tradicional e artesanal”, mas tendo sempre como exigência a sua qualidade.

As eleições para a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que conta com cerca de 70 confrarias filiadas, realizam-se no final de outubro e, até ao momento, Olga Cavaleiro é a única candidata conhecida.

A apresentação pública da candidatura “Ousar Crescer – pela Gastronomia, pelas Confrarias e pela FPCG ” decorre quarta-feira, pelas 18H30, na Igreja da Misericórdia, em Tentúgal, onde a candidata promete apresentar mais pormenores sobre as suas linhas programáticas.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.