Nelas é palco privilegiado na promoção do vinho Dão

Posted by

 

 

A Câmara Municipal de Nelas promove nos dias 7, 8 e 9 de setembro, a 21.ª Feira do Vinho do Dão – Nelas, que reúne vinhos, gastronomia, música e desporto. São parceiros neste evento, o maior acontecimento económico e cultural do Concelho, certificado pela SGS no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2008, a CVRDão, a Confraria dos Enófilos do Dão, o Turismo Centro e a Fundação Lapa do Lobo.

O evento conta novamente com o espaço de formação, na Praça do Município, onde são promovidas diversas sessões relacionadas com vinho e gastronomia, e apresenta como novidades, a demonstração de fumeiros e o lançamento de novos vinhos da Quinta Fonte de Gonçalvinho e da Quinta da Fata, pelo enólogo António Narciso. Mantem as sessões de cozinha ao vivo, para adultos e crianças, protagonizadas pelo chef de cozinha Diogo Rocha da Quinta de Cabriz, Dão Sul/Global Wines, provas de vinhos do Dão orientadas por conceituados enólogos, provas de azeite, queijo Serra da Estrela, provas de pão, mel e chocolate.

A 21.ª Feira do Vinho do Dão conta este ano com a presença de 43 produtores de vinho, dos quais 9 são estreantes, e com expositores de vários outros produtos regionais, artesanato, máquinas agrícolas e representação de instituições ligadas ao vinho, que num total perfazem uma feira com 100 expositores. O programa oficial inclui ainda noites de fado, arruadas, ranchos e animação infantil, este ano desenvolvida num espaço próprio designado por Bus do Gaspar.

A gastronomia volta a aliar-se ao vinho do Dão, através do restaurante dos Bombeiros Voluntários de Nelas e das tasquinhas gastronómicas localizadas na parte central da Praça do Município, que oferecem aos visitantes deliciosos petiscos e pratos regionais, doçaria conventual, queijos Serra da Estrela, enchidos e chocolate.

Patente na Galeria do Edifício Multiusos está a Exposição de Fotografia “Nelas , Imagens com História”, organizada pela Associação Civilização Activa, TVNelas, Mestre Design e United Photo Press, que permite uma viagem no tempo e na história da Vila de Nelas.

A vertente desportiva é preenchida com a “V Maratona de BTT do Dão”, organizada pelo Núcleo Dão Nelas BTT e com o jogo de futebol Sport Clube de Nelas e Veteranos x Rio Ave, no Estádio Municipal de Nelas.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.