Foz Côa acolhe o primeiro festival vinícola da região do Douro Superior

Posted by

A Câmara de Foz Côa realiza de 19 e 21 de outubro o primeiro Festival de Vinho do Douro Superior, num evento em que marcam presença adegas e produtores individuais de seis concelhos daquela sub-região vinícola.

“O que está na génese do festival é a produção e a qualidade dos vinhos produzidos na região. Queremos projetá-los a nível nacional, já que o concelho de Foz Côa é detentor de marcas importantes que podem dinamizar a economia do concelho”, disse à Lusa o presidente da câmara local, Gustavo Duarte.

O festival abrange um vasto conjunto de atividades que terão como denominador comum a promoção e divulgação dos vinhos brancos, tintos e generosos produzidos naquela região duriense.

“Foz Côa é dos pouco concelhos que está totalmente integrado na Região Demarcada do Douro. Por esse motivo, era fundamental a realização de um festival dedicado ao vinho”, acrescentou o autarca.

A organização avançou que o grosso das atividades que integram o Festival de Vinho do Douro Superior decorrerá no novo Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, que será inaugurado formalmente com este evento.

“O novo pavilhão multiusos será inaugurado na abertura do festival. É um moderno equipamento, com 1.500 metros quadrados para exposições e que resulta de um investimento que rondou os dois milhões e 300 mil euros. A primeira fase tinha arrancado há cerca de nove anos e o equipamento já se encontrava em degradação”, disse Gustavo Duarte.

Ainda segundo os promotores do evento, decorrerá paralelamente o primeiro Concurso de Vinhos do Douro Superior, no qual um júri irá escolher os melhores vinhos brancos, tintos e generosos.

Um colóquio profissional, sob o tema “A Vinha e o vinho do Douro Superior – O desafio da qualidade”, com intervenções de especialistas na área da vinha e do vinho, é dirigido aos lavradores durienses, produtores, técnicos e outros interessados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.