Bombeiros de Loriga mudam para novo quartel

Posted by
Spread the love

 

 

Os bombeiros de Loriga, em Seia, estão instalados num novo quartel que demorou seis anos a ser construído e significou a concretização de um desejo alimentado desde 1982, informou na quarta-feira o presidente da associação humanitária.

Segundo António Conde, a construção do edifício foi iniciada em agosto de 2006, mas as obras conheceram atrasos e várias paragens “por falta de verbas”, o que dificultou a sua conclusão.

“Mudámos para as novas instalações no [último] fim de semana e [os serviços] já estão a funcionar em pleno”, disse hoje o responsável, após reconhecer que o processo de construção “foi um pouco complicado”.

A conclusão das obras “é o corolário de muitos anos de sacrifício”, frisou o dirigente, lembrando que o novo quartel era desejado “desde a fundação” – a 16 de abril de 1982 – da Associação Humanitária de Loriga.

“É o início de uma nova etapa para a corporação. Antes, estávamos num edifício onde não havia condições, o espaço era exíguo. Agora estamos com as condições todas que são necessárias para trabalhar a nível administrativo e operacional”, declarou.

O novo quartel tem “muito espaço e conforto” para os BVL que ocupavam, desde 1995, o espaço do Mercado Municipal de Loriga, cedido pela Câmara Municipal de Seia, após uma passagem por um “barracão” em madeira que foi a sua sede inicial.

Do valor global do investimento falta pagar “à volta de 70 mil euros” à empresa construtora, disse António Conde.

O dirigente referiu que os bombeiros também contaram com o apoio da Câmara de Seia, da Junta de Freguesia de Loriga e da empresa Turistrela, que executou os arranjos exteriores do edifício “quase na totalidade”.

O novo quartel dos BVL ainda não tem data de inauguração marcada, prevendo a direção que aconteça “ainda ste ano”. A corporação, com cerca de meia centena de homens e 20 viaturas, atua na zona da Serra da Estrela, numa área operacional que abrange cinco freguesias do concelho de Seia.

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.