Seis propostas no valor de 55 mil euros concorrem ao Orçamento Participativo da Câmara de Aveiro

Posted by

 

 

A maioria das seis propostas que concorrem ao primeiro Orçamento Participativo (OP) da Câmara de Aveiro exigem intervenções no espaço público, nomeadamente a melhoria de infraestruturas viárias.

Segundo a lista provisória de projetos do OP publicada no site da Câmara de Aveiro na Internet, foram apresentadas 12 propostas, mas metade foi rejeitada por não cumprir os critérios definidos no regulamento.

As seis propostas que serão agora submetidas à votação representam um investimento total de cerca de 55 mil euros, muito abaixo da fatia de 250 mil euros do orçamento municipal de 2013 que a autarquia definiu para os projetos apresentados pelos cidadãos.

Cinco são sugestões de intervenção nas freguesias de Eixo, Glória, Vera-Cruz e Esgueira na área de infraestruturas viárias, trânsito, mobilidade e segurança dos cidadãos.

A pavimentação de ruas, a instalação de iluminação pública, a melhoria das condições para os peões e o aumento do número de parques para bicicletas foram algumas das propostas escolhidas pela equipa técnica.

Foi ainda selecionado um projeto de abrangência municipal, na área da ação social e da educação, que prevê a criação de um roteiro itinerante de participação cívica para a reflexão e ação sobre os problemas e potencialidades dos bairros ou freguesias do concelho.

De fora ficaram, por exemplo, a reabilitação e a otimização da atual pista de remo do Rio Novo do Príncipe, a recuperação do modelo original da BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita) e a consolidação das vias cicláveis em Aveiro.

As sugestões de investimento foram contabilizadas ao fim de 15 assembleias participativas realizadas nas freguesias do concelho, onde estiveram presentes cerca de 200 pessoas, e via Internet.

Segue-se um período de reclamação e resposta e, no próximo sábado, será divulgada a lista definitiva, devendo em setembro ter lugar a votação dos projetos a serem incluídos no orçamento municipal para 2013.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.