Preço do gasóleo sobe um cêntimo para a semana

Posted by

DR

O preço do gasóleo deverá voltar a subir na próxima semana para um novo máximo histórico, enquanto o preço da gasolina se deverá manter inalterado, refletindo as cotações nos mercados internacionais.

Fonte do setor adiantou à Lusa que a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar um agravamento de um cêntimo, a partir de segunda-feira, o que levará o preço do gasóleo, em média, para 1,505 euros/litro.

Já a evolução das cotações permite antecipar a manutenção do preço da gasolina 95, que custa, em média, 1,713 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência também os preços de 2.595 postos de abastecimento em Portugal continental.

Os analistas continuam a referir a instabilidade no Médio Oriente, a diminuição generalizada dos ‘stocks’ de crude e de produtos refinados e a quebra da produção no mar do Norte como os principais fatores que continuam a pressionar os preços.

Ainda assim, a valorização do euro face à moeda norte-americana, que, na quinta-feira ultrapassou a barreira dos 1,25 dólares, atenuou o agravamento dos preços dos combustíveis.

O preço da gasolina fica a cerca de três cêntimos do máximo histórico de 1,738 euros/litro, alcançado em abril deste ano.

De acordo com a DGEG, o preço médio em 2011 foi de 1,372 euros/litro no gasóleo e de 1,546 euros/litro no gasolina.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.