Moradores da Praia do Pedrógão reclamam obras e vigilância balnear

Posted by
Spread the love

 

Moradores da Praia do Pedrógão, concelho de Leiria, reivindicaram na terça-feira o alargamento da vigilância balnear, a manutenção de passadiços e a reposição da Ponte das Tercenas, sobre o rio Lis, na ligação à Praia da Vieira.

“A praia norte do Pedrógão é um filho enjeitado do complexo balnear”, disse Jorge Simões, que encabeça um abaixo-assinado partilhado por 250 moradores, referindo-se à falta de nadadores-salvadores naquele local e à degradação dos passadiços em madeira instalados na zona dunar.

Hoje, confrontado no início da reunião de Câmara com o protesto dos moradores da Praia do Pedrógão, o presidente do executivo, Raul Castro, disse que a autarquia não consegue assegurar a vigilância na designada “praia norte” do Pedrógão por razões financeiras.

“Não existindo concessionários interessados na praia norte, é difícil garantir a vigilância e a Câmara já está a gastar dezenas de milhar de euros para ter nadadores-salvadores na praia central”, justificou Raul Castro.

O autarca salientou que, “de futuro, pode-se repensar com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro e a Capitania da Figueira da Foz o que se pretende para o local”, assumindo que, neste momento, a autarquia não tem capacidade financeira.

A vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente, Isabel Gonçalves, explicou que a responsabilidade das obras de manutenção dos passadiços foi já admitida pela ARH do Centro, que em 2011 disse não ter dinheiro para efetuar todas as reparações.

Isabel Gonçalves lembrou que em 2011 o arranjo dos passadiços custou 30 mil euros e que este ano seria necessário investir 50 mil.

Sobre a Ponte das Tercenas, localizada no concelho da Marinha Grande, na Praia da Vieira, mas que dá acesso à Praia do Pedrógão, o presidente da Câmara de Leiria criticou os atrasos no concurso para a sua construção.

“O processo arrastou-se, prejudicando o acesso dos visitantes e a economia local, mas posso dizer que, agora que veio o visto do Tribunal de Contas, as obras deverão arrancar em setembro”, disse Raul Castro.

 

(Texto: Agência Lusa)

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.