Quinze desenhos de Alice Geirinhas, avaliados em cerca de 10 mil euros, desapareceram após a conclusão da exposição da artista que integrava o programa dos “Jardins Efémeros“, que decorreram em Viseu, informou fonte da organização.
Sandra Oliveira, da organização dos “Jardins Efémeros”, disse à agência Lusa que as obras – 15 no total, das quais nove integravam a exposição -, “desapareceram” no momento em que o material da exposição era colocado em sua casa.
Os “Jardins Efémeros” decorreram em Viseu, na Praça D. Duarte, entre 17 e 22 de julho, e, além de exposições, contaram, entre outros eventos, com mostras de cinema e espetáculos musicais.
Segundo Sandra Oliveira, o desaparecimento das obras só foi notado na segunda-feira, quando se procurava terminar o processo de devolução do material exposto, mas o alegado furto terá ocorrido “na sexta-feira, quando terminou a exposição, durante o transporte do conjunto do carro para casa”.
Logo após ter sido detetado o desaparecimento, foi dada a informação à PSP de Viseu, com a queixa formal a ser apresentada hoje.
O caso, entretanto, está já a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Sandra Oliveira disse ter sido já, também, anunciada uma recompensa de dois mil euros para quem tiver informações sobre o paradeiro dos desenhos.
Os trabalhos desaparecidos resultam da aplicação de técnicas mistas e constituem retratos, com dimensões diversas.