Coimbra assinala 105.º aniversário de Miguel Torga

Spread the love

A 12 de agosto, amanhã, passam cinco anos sobre a inauguração da Casa-Museu Miguel Torga, aberta ao público no dia em que o município de Coimbra assinalava, em 2007, em simultâneo, o centenário do nascimento do escritor, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, natural de S. Martinho de Anta, Sabrosa, Vila Real, que viveu em Coimbra mais de quatro décadas, tendo vindo a falecer nesta cidade, a 17 de janeiro de 1995.

A data será comemorada com a realização de um roteiro Miguel Torga (versão sem autocarro), com início às 09H30 de 12 de agosto (amanhã), no intuito de que seja revivida a obra e a vida do médico e escritor, culminando com uma visita guiada à Casa-Museu Miguel Torga.  O percurso pedonal parte do cimo da Ladeira do Seminário, segue-se a República da Estrela, Instituto Botânico (antigo Liceu D. João III), Universidade, Couraça de Lisboa, Largo da Portagem (consultório onde Torga exerceu Otorrinolaringologia), margem direita do Mondego, com o Memorial Miguel Torga e a visita, com entrada livre na casa-museu.

A iniciativa é aberta à comunidade em geral (com um número mínimo de 10 participantes e máximo de 35), para o que será necessário uma inscrição prévia, através do telefone 239 702 63.

Também a Alma Azul assinala o nascimento de Miguel Torga, amanhã, às 18H00,  com uma sessão sobre o livro “Portugal”, onde Miguel Torga viaja de Trás-os-Montes (o seu reino maravilhoso) até ao Algarve, passando pelo Douro e as Beiras, a decorrer na Galeria Santa Clara, em Coimbra.

Este é um livro onde a prosa lírica de Miguel Torga coabita com o comentário social e político. Haverá ainda tempo para divulgar o documentário “Miguel Torga – A paixão da viagem”, com guião do poeta espanhol José Luís Puerto, numa produção da Caja Duero. Miguel Torga nasceu a 12 de agosto de 1907, em S. Martinho de Anta, Trás-os-Montes, mas foi a partir de Coimbra que marcou a vida literária portuguesa do século XX, através dos seus contos, diários, e poesia.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.