Câmara de Mortágua investe mais 150 mil euros em apoios socioeducativos

Posted by
Spread the love

A Câmara de Mortágua vai investir no próximo ano letivo mais de 150 mil euros em apoios socioeducativos, nomeadamente refeições, manuais e outro material escolar, por considerar a educação das crianças uma prioridade.

O presidente da Câmara de Mortágua, Afonso Abrantes (PS), disse à agência Lusa que, apesar de as autarquias viverem momentos difíceis, devido aos cortes nas transferências financeiras do Orçamento do Estado e à quebra de receitas municipais, esta é uma das áreas que não pode ser afetada.

“Não se pode pôr em causa o essencial das políticas sociais, porque para nós as pessoas sempre estiveram em primeiro lugar”, frisou.

Neste âmbito, o município vai manter no próximo ano letivo a gratuitidade do serviço de refeição escolar para todas as crianças matriculadas no primeiro ciclo do ensino básico e no ensino pré-escolar. Irá também pagar na totalidade a aquisição dos manuais escolares do primeiro ciclo do ensino básico.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, será ainda atribuída uma ajuda para aquisição de material escolar em função do escalão do abono de família, nomeadamente de 20 euros para o primeiro escalão, de 15 euros para o segundo e 10 euros para os restantes alunos que se encontrem noutras situações. No caso dos alunos colocados no primeiro e segundo escalão, o valor atribuído pelo município está acima do previsto na portaria do Governo para os apoios no âmbito da ação social escolar, que é de 13 euros.

O executivo de Mortágua “considerou sempre a educação das crianças e jovens como a primeira prioridade e fator decisivo na estratégia de desenvolvimento social e económico do concelho”.

Agora, em contexto de crise e “perante o aumento dos impostos, cortes de salários e subsídios de férias e de Natal, que diminuem fortemente o rendimento disponível das famílias”, entende que ainda mais se justifica o apoio às famílias.

O autarca explicou que este “apoio reforçado às famílias” só é possível graças à “situação financeira sólida” do município, “em resultado de uma gestão muito rigorosa e prudente” conseguida ao longo dos anos.

O município de Mortágua terminou a execução financeira de 2011 com um saldo positivo de gerência de cerca de cinco milhões de euros e com toda a despesa paga a fornecedores e empreiteiros.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.