Professores exibem tarjas negras nas galerias do Parlamento

Posted by
Spread the love

 

Os professores transformaram, nesta quinta-feira à tarde, as galerias da Assembleia da República num palco de protestos contra a política educativa do Governo, com dezenas de docentes a levantarem panos pretos onde se lia “professores em luta”.

Passavam três horas da audição do ministro da Educação, Nuno Crato, na comissão de Ciência e Cultura, quando dezenas de professores, que assistiam à sessão, se levantaram de forma concertada, levando à interrupção dos trabalhos, enquanto gritavam slogans como “a luta continua”.

Os agentes da PSP que faziam vigilância começaram imediatamente a confiscar os panos pretos, apesar de alguma resistência por parte dos professores, enquanto o presidente da comissão, Ribeiro e Castro, do CDS/PP, mandava evacuar as galerias e criticava o que chamou de “quebra de lealdade verdadeiramente deplorável”, por parte de “algumas organizações”.

“É de facto uma vergonha o que estamos a assistir”, afirmou o deputado centrista, enquanto os professores, entre os quais pontuava o dirigente sindical Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, iam sendo conduzidos para fora da sala.

Entre assobios e vais, os professores foram escoltados para fora da Assembleia da República.

Em reação ao sucedido, o deputado social-democrata Emídio Guerreiro afirmou que se tratou de uma “encenação montada”, considerando que “há agentes políticos e partidários que vivem da instabilidade e do caos”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.