Julgamento de Renato Seabra começa a 10 de setembro

Spread the love

Foto Valerio Boto/Agência Lusa

O julgamento do jovem português Renato Seabra, acusado do homicídio do colunista social Carlos Castro, em Nova Iorque, deverá começar a 10 de setembro, concordaram defesa e acusação.

O acordo para a provável data de início do julgamento, quase dois anos depois do homicídio, foi alcançado entre o advogado de defesa, David Touger, e a procuradora, Maxine Rosenthal, numa sessão no tribunal estadual de Nova Iorque, presidida pelo juiz chefe Michael Obus.

“O que deve acontecer é o caso [Carlos Castro] passar à frente do outro julgamento da procuradora, à luz do tempo que já decorreu [sobre o crime], da seriedade dos factos e da vontade do réu ser julgado rapidamente”, disse o juiz.

Nos últimos meses, a data de início tem estado em suspenso da disponibilidade de agenda da procuradora, que hoje anunciou que um dos outros casos que tem em mãos ficará para depois de setembro, criando, nas palavras do juiz, “uma janela de oportunidade” para julgar Seabra.

Segundo o advogado de defesa, a data de julgamento ainda poderá ser ajustada “um ou dois dias”, mas é “quase cem por cento certo” que o caso não sofrerá mais adiamentos.

Touger adiantou ainda que o juiz do caso poderá não ser Charles Solomon, que acompanhou o processo desde o início e se foi mostrando crescentemente agastado com os sucessivos atrasos.

Poderá ficar a cargo do próprio Michael Obus, que teve recentemente em mãos o caso de Dominique Strauss-Khan, ou ser entregue pelo chefe do tribunal a um outro juiz.

O primeiro passo do julgamento será uma audiência para determinar se a confissão que Seabra fez à polícia depois do crime, uma das peças mais importantes para a defesa, será considerada válida pelo juiz.

Seguir-se-á a escolha dos jurados do caso, que poderá demorar poucos dias ou até uma semana, dependendo da facilidade de haver acordo entre procuradoria e defesa.

Por isso, afirma o advogado, é “impossível dizer” qual será ao certo a data em que começarão a ser ouvidas as testemunhas.

O início do julgamento, que deverá durar entre 2 e 3 semanas, chegou a ser apontado para abril ou maio.

A demora na entrega de elementos e no arranque do julgamento motivou acesas discussões na sala de audiências entre defesa e acusação, levando o anterior juiz a declarar-se “frustrado” com o andamento lento do processo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.