Portugal em 4.º lugar nos lucros do Euro’2012

Spread the love

D.R.

A seleção portuguesa de futebol já amealhou 12 milhões de euros (ME) com a sua participação no Campeonato da Europa de 2012, sendo apenas superada por Alemanha, Espanha e Inglaterra no “ranking” dos prémios monetários da UEFA.

Aos oito ME garantidos com a presença na fase final do Euro’2012, a equipa das “quinas” conquistou dois ME, graças aos triunfos frente a Dinamarca (3-2) e Holanda (2-1) no Grupo B, e mais dois ME com a qualificação para os quartos de final.

Os 12 ME conquistados são igualados pela República Checa, vencedora do Grupo A e adversária de Portugal nos “quartos”, e pela Itália, segunda no Grupo C, e apenas batidos por Alemanha, que, com um percurso imaculado, já garantiu 13 ME, pela campeã em título Espanha e pela Inglaterra, que cederam um empate e detêm um saldo de 12,5 ME.

Grécia e França são as duas seleções apuradas para os “quartos” que menos faturaram (11,5 ME), uma vez que conquistaram apenas uma vitória e um empate.

Entre as seleções eliminadas na fase de grupos, Rússia e Croácia foram as que mais lucraram (10,5 ME), contrastando com os rendimentos obtidos por Holanda e República da Irlanda, que, só com derrotas, beneficiaram apenas do prémio de presença.

Dos 196 ME que a UEFA definiu como prémios, restam apenas atribuir 24 ME, que serão atribuídos às quatro seleções presentes nas meias-finais, três ME cada, ao finalista vencido, 4,5 ME, e ao campeão da Europa, 7,5 ME.

Após a fase de grupos, apenas a Alemanha, que venceu o “grupo da morte”, pode ambicionar a receber o máximo possível (23,5 ME), caso consiga vencer os seis jogos da prova.

Na fase de grupos, cada vitória valia um milhão de euros e um empate metade, o apuramento garantia dois ME, ao passo que a eliminação no terceiro lugar dos grupos atribui um prémio de “consolação” de um milhão.

As quatro seleções presentes nas meias-finais vão receber três ME, o finalista vencido 4,5 ME e o campeão da Europa, além do prestígio, garante mais 7,5 ME de ganhos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.