Desportos radicais e adaptados podem ser praticados no Parque do Fontelo

Spread the love

A cidade de Viseu dispõe, a partir de hoje, de um espaço destinado à prática de desportos radicais e adaptados, uma obra orçada em meio milhão de euros que aumenta a oferta do parque desportivo do Fontelo.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, lembrou que o parque radical era “uma promessa muito antiga” que tinha sido feita aos jovens da cidade que praticam skate.

“Retirámos durante muito tempo o espaço onde faziam skate [no Parque Aquilino Ribeiro], mas devolvemo-lo agora”, afirmou aos jovens presentes, fazendo votos para usem o parque radical “de uma forma intensiva”.

O mesmo pedido deixou aos portadores de deficiência que participaram na cerimónia, em representação da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e do Centro de Deficientes de Santo Estevão.

“Espero que utilizem este recinto [o polidesportivo adaptado] de forma muito ativa, vocês que nos têm dado tantas alegrias” em provas desportivas, nomeadamente nos jogos paralímpicos, frisou o autarca.

Fernando Ruas considerou que são equipamentos como estes que têm atraído as pessoas ao concelho de Viseu, que já atingiu os cem mil habitantes.

Filinto Carvalho, treinador do atleta paralímpico Fernando Ferreira, sublinhou à agência Lusa a importância do polidesportivo adaptado, que permitirá a prática de desportos como boccia, basquetebol em cadeira de rodas e futebol para invisuais, entre outros.

O responsável referiu que será fundamental para aqueles que querem praticar desporto fora do horário de funcionamento das associações em que estão integrados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.