Coimbra fica a meio da tabela na qualidade de vida

Posted by
Spread the love

Foto Carlos Jorge Monteiro

Coimbra é a 10.ª cidade do país em qualidade de vida – diz a DECO. Aos bons indicadores na educação e na saúde contrapõe-se a avaliação negativa no emprego e no planeamento e gestão municipal.

O estudo, realizado pela Associação de Defesa do Consumidor (DECO), avaliou todas as capitais de distrito e ainda três cidades das regiões autónomas. A cidade vencedora foi Viseu, pelo segundo ano consecutivo.

O inquérito incidiu sobre uma “amostra representativa” da população de cada cidade. No total, 3055 portugueses foram inquiridos e os resultados foram ponderados em função da idade e do sexo. A cada pessoa foi pedido que, de entre 11 critérios, escolhesse apenas os que entendesse terem maior e menor influência na qualidade de vida da sua cidade.

Coimbra destaca-se positivamente nas áreas saúde e educação. Em ambas, o índice de satisfação supera os 75%. A título comparativo, refira-se que, em Lisboa e Porto, os índices similares registam pontuações da ordem de 10 pontos percentuais a menos. E mesmo em Viseu, onde a avaliação dos locais é a melhor do país, ambos os itens ficam aquém.

Versão completa na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS de hoje, dia 29 de junho de 2012

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.