Agora são as Urgências dos Covões!

Spread the love

António Moreira

Sem as Urgências dos Covões à noite, é mais uma machadada que se dá no Serviço Nacional de Saúde nos cuidados de saúde aos cidadãos de Coimbra e da Região.

A USC/CGTP-IN é frontalmente contra o encerramento do Serviço de Urgências do Hospital dos Covões e apela ao bom senso para a revogação da decisão.

Não vendo qualquer sentido nesta unilateral medida do CHUC em relação a um Serviço de prestígio e excelência do concelho e distrito de Coimbra, bem como para a região, cujas condições atendimento tem vindo a ser melhoradas ao longo de anos, nomeadamente as recentes obras, a USC/CGTP-IN, manifesta-se frontalmente contra a decisão /intenção de encerramento nocturno do Serviço de Urgências do Hospital do Covões a partir de 28 de Maio.

Esta decisão do Conselho de Administração do CHUC com alegada justificação de duas urgências no espaço de 5 Kms é apenas economicista e cega, contra os cidadãos/utentes, nomeadamente os mais desfavorecidos (trabalhadores, reformados, jovens, desempregados) cujo resultado será alongar ainda mais o tempo de espera e o risco de degradação dos cuidados urgentes de saúde.

Sendo que o critério alegado, não fará qualquer sentido quando, ao mesmo tempo irão abrir serviços privados de saúde mesmo á porta dos HUC que embora disponíveis a toda a hora, nem todos (a maioria) terão possibilidade económicas de a eles recorrer. O critério de proximidade agora usado não terá sido aplicado pela tutela – dois pesos e duas medidas.

A USC/CGTP-IN, apela às várias entidades autárquicas/regionais da cidade e da região a assumpção de posições concretas em defesa do Serviço de Urgências dos Covões, impedindo mais este encerramento, cuja vaga não tem parado em Coimbra – começou com a destruição de todo o sector produtivo e económico, passa pelo comércio e serviços e agora, nem os Serviços Públicos escapam.

Apela também ao exm.º conselho de administração da CHUC no sentido de revogar tal decisão, mantendo intactas e reforçando as valências deste importante Serviço de Urgências de Coimbra e da Região Centro.

9 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.