Obras do centro de dados da PT na Covilhã começam em abril

Posted by

O centro de dados e gestão de redes da Portugal Telecom, na Covilhã, desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça, deve começar a ser construído na próxima semana, informou hoje o presidente do município, Carlos Pinto.

O autarca, que falava na assembleia geral da Associação Europeia dos Eleitos de Montanha, que decorre em Unhais da Serra, Covilhã, disse que “está iminente” o arranque do “data center” – anunciado em 2011 como um dos maiores do mundo -, apontando que o início dos trabalhos deve acontecer “na próxima semana”.

A primeira fase de obras está orçada em 60 milhões de euros, disse Carlos Pinto, que destacou o número de postos de trabalho que as obras vão criar, além do emprego associado ao investimento tecnológico da PT.

Segundo o autarca, “já houve desenvolvimentos que permitem que o centro de dados cresça mais rapidamente que o previsto e possa até expandir-se” nos terrenos onde vai começar a ser construído, no antigo aeródromo da cidade.

O primeiro módulo de armazenamento de dados deve começar a laborar ainda este ano, seguindo-se novas fases até 2013, ano em que deve ficar concretizado um investimento total de 90 milhões de euros.

A PT prevê criar 400 postos de trabalho diretos e mil indiretos, com elevado grau de especialização e em ligação com a Universidade da Beira Interior (UBI).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.