330 mil pessoas apoiadas pelos Bancos Alimentares em Portugal

Posted by

Realiza-se depois de amanhã o IV Encontro Nacional de Bancos Alimentares, para debater estratégias eficazes de distribuição e gestão de recursos, numa altura em que os apoios estatais e comunitários são cada vez mais escassos.

O tema central do encontro, que reúne no Algarve os 19 bancos alimentares que atuam no país, vai ser “O abastecimento” e a estruturação de novas respostas sociais que ensinem as instituições e as famílias a gerirem melhor os seus recursos.

“Este tipo de encontros mostra a força de uma rede que, hoje em dia, dá de comer a três por cento da população portuguesa”, disse Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBA).

Segundo Isabel Jonet, no ano de 2011 houve “um acréscimo grande” no número de pedidos de ajuda e, nos últimos meses, registou-se um crescimento ainda maior.

O número de pessoas apoiadas pelo Banco Alimentar (BA) ultrapassa atinge 330 mil pessoas, o que representa um aumento de 57 por cento em cinco anos, revelam os últimos dados do portal “Conhecer a Crise”, apresentados em março.

“A próxima campanha de recolha de alimentos vai decorrer nos dias 26 e 27 de maio e, nessa altura, recolheremos e divulgaremos novos dados a nível nacional”, garantiu Isabel Jonet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.