Emigrantes de Ansião desapareceram perto de Toulouse

Posted by
Spread the love

 

Um casal de emigrantes, oriundo de Ansião e residente em Moissac, perto de Montauban, sudeste de França, desapareceu na passada sexta-feira, “sem deixar qualquer rasto”, disse à Lusa a vice-cônsul de Portugal em Toulouse.

Montauban, recorde-se, foi a cidade francesa onde o atirador Mohamed Merah, morto pelas forças especiais francesas na quinta-feira, abateu três paraquedistas, antes do massacre na escola judaica de Toulouse.

Noélia Pacheco disse à agência Lusa que Benigno Santos Ferreira e a sua mulher, Francelina Conceição Gomes, ambos de 57 anos, estão há pouco tempo em França, ele desde 2010, ela desde 2011. Nenhum dos dois regressou a casa depois de, na passada sexta-feira, terem jantado com um casal amigo, a cerca de dois quilómetros do local onde viviam.

Segundo a vice-cônsul, foi um dos filhos do casal, o único que vivia em França, que alertou a polícia para o desaparecimento quando, por volta das 05H00 de sábado, chegou a casa e não encontrou os pais nem conseguiu contactá-los. O pai tinha deixado o telemóvel em casa.

“Esta é uma situação anormal e preocupante. Desapareceram sem deixar qualquer rasto. Foram vistos pela última vez entre as 23H30 e as 00H00. A polícia continua a fazer buscas mas sem qualquer pista. Segundo diz o filho, e também como já confirmaram as autoridades, os pais não fizeram qualquer movimento bancário desde o dia em que desapareceram”, acrescentou.

Noélia Pacheco afirmou ainda que Benigno Ferreira e Francelina Gomes se deslocavam num carro que teriam comprado há pouco tempo, e do qual também não se tem rasto: “É um Citroën branco, com a matrícula BL 874 LT. Temos apelado a quem saiba alguma coisa que nos contacte. Estamos a seguir o caso de perto, junto da família e da polícia”, afirmou.

De acordo com a página na Internet do jornal francês La Depeche, a polícia não exclui a hipótese de o casal ter decidido, “de um momento para o outro”, ir a Portugal, nem exclui a hipótese de suicídio.

A vice-cônsul considera, no entanto, que “é estranho que, tendo ido para Portugal, não tenham gasto dinheiro, pelo menos para pôr gasolina no carro”. Quanto à hipótese de suicídio, Noélia Pacheco diz que o filho garante que “os pais estavam agora melhor financeiramente e que nunca falavam em morrer”.

A polícia francesa está agora a contactar todos os números da lista do telemóvel do homem desaparecido. As autoridades encontraram, entretanto, nas imagens das câmaras de segurança da portagem de uma autoestrada a oito quilómetros da casa do casal, registo da passagem de um carro branco na madrugada do desaparecimento. Contudo, é impossível distinguir a matrícula do veículo. O La Depeche escreve que, caso o casal continue desaparecido, as autoridades deverão requerer a cassete original.

Benigno Ferreira e Francelina Gomes são de Ansião, no distrito de Leiria. O homem, pintor na construção civil, trabalhava numa exploração agrícola. A mulher não estava empregada.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.