Autarquia de Coimbra prepara-se para assumir gestão da Mata do Choupal

Spread the love

 

Foi a Quercus, associação ambientalista portuguesa em atividade há 27 anos, que escolheu a Mata do Choupal, em Coimbra, para a apresentação de um projeto nacional de incentivo à reflorestação com espécies autóctones (nativas).

O que aconteceu ontem – Dia Mundial da Floresta –, na presença de representantes de um conjunto de entidades parceiras. No Choupal, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra lançou um desafio que o secretário de Estado das Florestas aceitou: Coimbra vai assumir a gestão daquele que é o mais amplo e importante espaço verde da cidade.

Para já, aceite o “desafio”, vão seguir-se as negociações necessárias à concretização do objetivo que, pelo que afirmaram os dois responsáveis, é desejado tanto pela tutela quanto pela autarquia.

Isso mesmo transparece das declarações de João Paulo Barbosa de Melo aos jornalistas, quando disse que, agora, “há sobretudo que conversar sobre como se articula tudo isto e quem é o responsável último, também do ponto de vista financeiro”.

Com o autarca a esclarecer que, “naturalmente, a Câmara Municipal de Coimbra tem de se disponibilizar a pagar uma parte desta conta, porque este é um assunto que interessa sobretudo às pessoas da cidade”.

Versão completa na edição impressa

Texto da autoria de Lídia Pereira

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.